MÓDULO 01: TIPOS DE CONFORMIDADE DE GESTÃO, PROCESSO, PRODUTO E SERVIÇO - Tipos de conformidade de gestão, processo, produto e serviço
- Nesse vídeo é abordado assuntos sobre os tipos de não conformidades encontrados na rotina de qualquer profissional de gestão.
MÓDULO 02: APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 8D
- D1 Equipe para Solução do Problema.
Nessa aula você aprenderá: Quem deve fazer parte da equipe? Como fazer uma equipe em Pequenas Empresas familiares? Envolver pelo no mínimo a pessoa responsável pela execução do produto ou serviço. Posso envolver a Direção da empresa? Posso fazer um 8D sozinho? Posso envolver clientes e fornecedores?
- D2 Descrição do problema.
É nesse momento que muitos profissionais erram e já iniciam errado! Como não confundir o problema com causa raiz? e evitar de já iniciar tudo errado no 8D Se você não entender a Não Conformidade, todas as demais etapas estarão erradas.
- D3 Ações de contenção.
Qual a diferença entre ações preventivas, ações de contenção, ações imediatas, ações de correção e ações corretivas? Como utilizar na prática a Ferramenta 5W2H? É obrigatório usar a ferramenta 5W2H nessa etapa? Quantas ações são necessárias nessa etapa?
- D4 Identificação da causa raiz e a ferramentas 05 Porquês e Ishikawa Quais ferramentas usar para analisar causas? Quais ferramentas mais utilizadas nas empresas para análise de causa? Quais as Ferramentas para análise de causas que as Normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 exigem?
- D5 Implementação das ações corretivas e a ferramenta 5W2H.
Quais ferramentas usar para descrever e planejar as ações corretivas? Qual ferramenta mais utilizada nas empresas para determinar as ações corretivas? Qual ferramenta as Normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 exigem para ações corretivas? Quantas ações corretivas são obrigatórias para elaborar um Plano de Ação? É obrigatório usar a ferramenta 5W2H?
- D6 Verificação da eficácia das ações Essa etapa é obrigatória?
Para empresas com linhas de produção/fabricação é fácil, mas como verificar a eficácia com produtos únicos, empresas de serviços ou empresas que possuem somente escritórios?
- D7 Como evitar a recorrência do problema.
Para empresas com linhas de produção/fabricação e produtos iguais é fácil, mas como implementar essa etapa em empresas com produtos únicos, empresas de serviços ou empresas que possuem somente escritórios? Ações preventivas não existem mais nas Normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 (antiga OHSAS 18001), e como atender a Gestão de Riscos e Oportunidades com essa etapa?
- D8 Reconhecimento dos resultados.
Como reconhecer publicamente os resultados das ações implementadas? Como atender as Normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 (antiga OHSAS 18001) nessa etapa?
MÓDULO 03: METODOLOGIA MASP
O que é a metodologia para resolução de problemas MASP
1 Identificação do problema: Definir claramente o problema e reconhecer sua importância.
2 Observação: Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista.
3 Análise: Descobrir as causas fundamentais.
4 Plano de ação: Conceber um plano para bloquear as causas fundamentais.
5 Ação: Bloquear as causas fundamentais.
6 Verificação: Verificar se o bloqueio foi efetivo.
7 Padronização: Prevenir contra o reaparecimento do problema.
8 Conclusão: Recapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro.
MÓDULO 04: MÉTODO RAC PARA TRATAR NÃO CONFORMIDADES NAS NORMAS ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001
Muitos aprendem a utilizar as Metodologias 8D, MASP e Ferramentas da Qualidade nas grandes empresas, e depois querem fazer a mesma coisa quando vão trabalhar nas pequenas empresas: isso é um grande erro que pode custar seu emprego.
Passo a passo para tratar não conformidades e responder ações corretivas de Organismos de Certificação sem a utilização de ferramentas da qualidade. Esse método pode ser utilizado em qualquer segmento e porte de empresas.
MÓDULO 05: COMO TRATAR INDICADORES DE DESEMPENHO COM RESULTADOS FORA DA META
Quando deve ser registrado ações corretivas para Indicadores de Desempenho fora da meta? Onde está escrito nas Normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 que os Indicador devem possuir frequência mensal? Como registrar planos de ação para indicadores somente com mais de 02 ou 03 meses fora da meta conforme as Normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001? Passo a passo de como elaborar uma simples planilha no excel para os Indicadores conforme as Normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 e sem a obrigatoriedade de utilizar gráficos.
MÓDULO 06: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E GESTÃO DE CONFLITOS ENTRE OS ENVOLVIDOS NOS PROBLEMAS.
Como usar a inteligência emocional para fazer a gestão das não conformidade e evitar conflitos entre gestores e diretores na resolução de problemas e definição de ações corretivas?
MÓDULO 07 APLICANDO NA PRÁTICA EM NÃO CONFORMIDADES REAIS DE AUDITORIAS EXTERNAS Nessa aula será apresentado registros de Não Conformidades Maiores e Menores identificadas em Auditorias Externas de Organismos de Certificação com base nas Normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001. Serão 10 exemplos reais que iremos preencher juntos através de um passo á passo.
MÓDULO 08: AUMENTO DE CASOS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO NA GESTÃO DA QUALIDADE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
Porquê cada ano aumentam os casos de Ansiedade Generalizada, Depressão e Pânico de Profissionais que trabalham nas áreas da Qualidade e Segurança do Trabalho? O que fazer para reduzir ou evitar que você seja mais um profissional que precise de tratamento psicológico depois de anos de problemas e conflitos no trabalho?
MÓDULO 09: MATERIAL DIDÁTICO PARA DOWNLOD
Apostila para estudos no computador ou imprimir + e-book para estudo no celular ou tablet.
MÓDULO 10: MODELOS DE FORMULÁRIOS EM WORD E EXCEL PARA REGISTRAR A TRATATIVA DE NÃO CONFORMIDADES ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018 (antiga OHSAS 18001). Modelos em word e excel de formulário 8D, MASP e RAC.